☠️ Moradores de Caldas discutem perigos da INB

‘Assustados com as recentes notícias sobre o estado da barragem de rejeitos da antiga mina de Urânio da INB em Caldas, moradores se reuniram para debater o problema e propor soluções. Localizada na divisa com Andradas, a chamada Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC) é composta pela mina de urânio desativada, uma barragem de rejeitos da mineração, uma barragem águas claras e o depósito de lixo radioativo (Torta II).

A reunião contou integrantes da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, da Articulação Anti-Nuclear e do sindicato Metabase. O encontro foi iniciado com a leitura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no dia 8 de novembro entre o Ministério Público Federal e as Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

O TAC prevê ações emergenciais na barragem de rejeitos da mina, onde foram constatados problemas graves de vazamentos e infiltrações. Ainda no ano passado, foram feitas obras de reparo na barragem, que apesar de serem essenciais, por si só não garantem a estabilidade da barragem.

☠️

Durante a reunião, foram apontados os pontos positivos e negativos do TAC, e tomou-se os seguintes encaminhamentos:

É imprescindível a participação da sociedade civil neste TAC; deste modo, as organizações presentes irão solicitar ao Ministério Público Federal que sejam incluídas no monitoramento do TAC, com acesso a todos os dados e relatórios fornecidos pela INB. Será solicitada uma reunião com MPF em Pouso Alegre para colocação das demandas da sociedade civil;

(…)’

Acesse aos demais encaminhamentos e o TAC pelo link:

Moradores de Caldas discutem perigos da INB

☠️ 👾 🤢 Moradores de Caldas discutem perigos da INB "Assustados com as recentes notícias sobre o estado da barragem de…

Posted by Aliança em Prol da APA da Pedra Branca on Thursday, November 21, 2019