MURIAÉ, MG | ALIANÇA APRESENTA A EXPERIÊNCIA DE CALDAS PARA ORGANIZAÇÕES DE TODO O PAÍS

A Aliança já se destaca como referência na defesa organizada e pacífica do patrimônio natural: é uma honra inspirar outras comunidades no caminho da preservação da nossa Mãe Terra.

Uma comitiva da Aliança esteve presente, na semana passada, no seminário nacional “Diferentes Formas de Dizer Não: experiências de proibição, resistência e restrição à mineração”, realizado em Muriaé, MG. A equipe, composta por Bruno Bernardes, Lila Almendra e Guilherme Jaria, montou uma instalação com fotos exibindo as iniciativas realizadas por aqui, que trabalham temas variados, desde a agroecologia até o turismo, passando pela valorização da cultura popular, montagem da maquete da Serra da Pedra Branca, realização de bloco Gigantes da Montanha, bem como nossas estratégias de comunicação e defesa jurídica pela APA da Pedra Branca.

Durante o encontro, o advogado Bruno Bernardes também fez uma fala importante em audiência pública realizada no povoado de Belisário, patrimônio hídrico da Serra do Brigadeiro, atualmente ameaçado com a possibilidade de entrada da mineração de granito.

Bruno pôde relatar à população sobre as consequências desse tipo de empreendimento para o meio ambiente e os seres humanos. Na ocasião estavam presentes inúmeros representantes da comunidade, que unânime e enfaticamente disseram: ‘não à mineração’. É um sinal de que estamos despertando para o que realmente tem valor: nossa água, nossa vida, nossa cultura.

Posted by Aliança em Prol da APA da Pedra Branca on Wednesday, August 21, 2019