AGROECOLOGIA ACONTECE EM CALDAS | Visita de verificação do Núcleo Araucária Viva

Nos dias 13 e 14 de Agosto aconteceram as visitas de verificação de conformidade organizadas pelo Núcleo Araucária Viva, do Grupo de Agroecologia de Caldas, pela Orgânicos Sul de Minas. Esta modalidade de visita consiste em uma das etapas do sistema de certificação participativa que une agricultores e agricultoras na busca pela certificação orgânica de sua produção.

Agricultores de Caldas e Santa Rita de Caldas receberam a visita de Luciano e Fabrício, produtores vinculados à Associação Agroecológica de Ouro Fino. Baseados nos princípios da confiança, do trabalho em rede e da troca de saberes, os produtores vindos de Ouro Fino puderam observar os plantios nos sítios de Pedro Martins, Samira Gimenes, Renato Albino, Valnei Mello, Leni Hespanhol e Pedro Martins.

Durante a visitação, Luciano e Fabrício constataram que os agricultores do Núcleo Araucária Viva estão bastante empenhados, seguindo com afinco as premissas necessárias para certificação orgânica; dentre elas, o manejo correto da compostagem, a diversificação do plantio, a rotação de culturas, o trato apropriado do solo e a utilização de insumos adequados.

Segundo Valnei Mello, “os produtores agroecológicos podem ser considerados como sendo os maiores operadores de melhorias ambientais locais na medida em que cuidam do solo, evitam a poluição das águas e do ar”. Para ele, “seria fundamental que a sociedade valorizasse e consumisse mais esse tipo de produção, que outros agricultores aderissem às técnicas do plantio agroecológico e que os governos se atentassem para a necessidade de criação e fortalecimento de políticas públicas de incentivo à produção e ao consumo de orgânicos”.

Com grande satisfação acompanhamos o crescimento da produção de alimentos saudáveis e sem veneno em nossa região. Seguimos juntas e juntos incentivando localmente as transformações que queremos ver no mundo.

#sospedrabranca #porcaldas #pelavida #agroecologia #suldeminas #nucleoaraucariaviva

Posted by Aliança em Prol da APA da Pedra Branca on Monday, August 19, 2019