Comunicado Público

A Aliança em prol da APA da Pedra Branca, organização sem fins lucrativos composta por 13 associações de Caldas, Santa Rita e Belo Horizonte, vem por meio desta expor publicamente a sua surpresa e indignação ao tomar conhecimento de que as atividades da Prefeitura Municipal de Caldas, relativas ao Mês do Meio Ambiente (em referência à Semana Mundial do Meio Ambiente), foram construídas em parceria com a Associação de Mineradoras de Caldas e Santa Rita – AMICAS, sem nenhum diálogo com as associações e organizações de nosso município de Caldas, que há décadas vêm lutando de maneira voluntária, qualificada e abnegada pela preservação de nossas matas, águas, fauna, flora e cultura bicentenária, em especial na APA ‘Santuário Ecológico da Pedra Branca’.

Este tipo de relação cotidiana e íntima entre a Prefeitura Municipal e as pedreiras de Caldas, representadas pela AMICAS, é sintoma de perigosa intervenção do interesse econômico de fora de Caldas (e até mesmo do país) sobre as nossas riquezas naturais, sobre a qual temos grande responsabilidade, pois trata-se de Zona de Recarga de águas de toda a Bacia do Rio Grande e também de fauna e flora de mata atlântica, ameaçadas pela atividade de mineração. Ora, é fato sabido que as mineradoras de Caldas e Santa Rita têm forte interesse econômico na expansão de suas lavras de mineração na APA da Pedra Branca, chegando mesmo, em alguns casos, a potencialmente infringir legislações ambientais municipais, estaduais ou federais.

Qualquer prefeitura que realmente valorize o seu meio ambiente, ainda mais com um patrimônio do tamanho do que nós temos em Caldas, tem a obrigação de construir e realizar as ações relativas ao meio ambiente em parceria e diálogo com as entidades da sociedade civil que efetivamente estão lutando pelo bem comum, sem interesses econômicos, pela preservação da natureza, pela preservação das águas e das belezas naturais, para esta e para as futuras gerações. Não houve nenhuma movimentação da Prefeitura no sentido desta construção participativa e em diálogo com estas entidades.

A ALIANÇA EM PROL DA PEDRA BRANCA expressa, portanto, a sua preocupação e seu repúdio a esse tipo de parceria que demonstra claramente que interesses econômicos estão se articulando a interesses políticos locais com o eventual objetivo de garantir a devastadora ação das mineradoras em nossa querida Serra da Pedra Branca.

Viva a Semana Mundial do Meio Ambiente!

#salveapedrabranca

Viva a vida!

Viva a Serra da Pedra Branca, fonte de vida, cultura e água em abundância!!

Comunicado Público A Aliança em prol da APA da Pedra Branca, organização sem fins lucrativos composta por 13…

Posted by Aliança em Prol da APA da Pedra Branca on Monday, June 5, 2017